quarta-feira, 18 de abril de 2012

Oficina de Experiências Matemáticas - O Tal na Multiplicação


Objetivo:

  • Trabalhar as quatro operações e memorizar a tabuada.

Conteúdo: Multiplicação envolvendo números naturais

Público alvo: 5ª série (6º ano)

Desenvolvimento:Dispõem-se as crianças em roda. Cada uma recebe um cartão numerado de 2 a 9.
Um jogador é escolhido para ser o “tal”.
Fica no centro da roda e diz, por exemplo “Eu sou o sete”. (  se o seu número for o 7 ).
Quem quer me ajudar a ser o 56?
Todos os jogadores que tem o número 8 correm ao centro. O que conseguir chegar mais depressa perto do “tal” é o vencedor, e os outros voltam para a roda.


Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Bjs
Profª Monya Gomes
Experiências Matemáticas 


p
Objetivos:
Proporcionar ao aluno a possibilidade de:
• exercitar cálculo de divisões simples e das tabuadas;
• explorar o conceito de divisores de um número;
• identificar os divisores de um número;
• associar o conceito de “ser divisível por” com o conceito de “ser múltiplo de”;
• analisar os possíveis valores para os restos das divisões dos números do tabuleiro pelos números
que aparecem nos dados;
• analisar o quociente de uma divisão onde o divisor é o número zero.


Conteúdos:
• multiplicação
• divisão
• divisibilidade

Público alvo: 5ª série (6º ano)



Desenvolvimento:
Os alunos foram organizados em grupos com quatro pessoas.
Nesta aula foi solicitado a cada grupo que construíssem:  o tabuleiro, o dado, fichas (de cores diferentes) e a ficha de registro para montar a conta de cada jogada.

Muito bem turminha!
Próxima aula veremos qual o vencedor de cada grupo :-)

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.
Galeria de Imagensp

Objetivo:
  • explorar o resultado das operações adição, multiplicação e divisão.
  • desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo.


Conteúdo: Adição, multiplicação e divisão

Público alvo: 5ª série (6º ano)

Desenvolvimento: Cada um dos jogadores ganham 100 pontos no início do jogo. O primeiro jogador, à sua escolha, tem um caminho ao qual deve percorrer, porém a cada caminho escolhido, é necessário a realização de um cálculo que deverá ser efetuado para a próxima etapa. o segundo jogador faz o mesmo, partindo da posição inicial até o próximo marcador. E assim sucessivamente. Ganha o jogador que, no final, obtiver maior pontuação. (Download tabuleiro)













Após o jogo os alunos resolveram alguns problemas de divisão. (Download lista de exercícios).


Parabéns galera!!!

Bjs
Profª Monya Gomes
Experiências Matemáticas 





Objetivo:
  • Resolução de equações do 1º grau simples e equações incompletas do 2º grau, mentalmente;
  • Relacionamento das linguagens em prosa e algébrica;
  • Aplicação dos conceitos de álgebra e aritmética. 

Conteúdo: Equações do 1º e 2º grau

Público alvo: 8ª série (9º ano)



Desenvolvimento: Em duplas ou trios, os alunos criaram um baralho de equações (20 cartas) em cor amarelo e baralho de raízes em cor azul para formar os "lagos" de cartas. Cada jogador na sua vez pede para o seguinte a carta que desejar, pode ser uma equação ou uma carta numérica, para tentar formar um par com as cartas que tem na sua mão. Por exemplo, se o jogador quiser a carta com o 5, ele diz: “Eu quero o 5”. Se o colega tiver esta carta ele deve entrega-la e o jogador que pediu a carta forma o par e coloca em seu monte. Se o colega não possuir esta carta ele diz: - Pesque! E o jogador deve pegar uma carta do monte azul, se conseguir formar o par que deseja coloca-o em seu monte, se não conseguir fica com a carta em sua mão e o jogo prossegue. Se a carta pedida for uma equação e ele tiver que pescar, isso deve ser feito no monte amarelo. O jogo acaba quando terminarem as cartas dos lagos ou quando não for mais possível formar pares. Ganha o jogador que ao final tiver o maior número de pares em seu monte.  

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Bjs
Profª Monya Gomes
Experiências Matemáticas 


Objetivo:
  • Memorizar a tabuada

Conteúdo: Multiplicação envolvendo números naturais

Público alvo: 5ª série (6º ano)



Desenvolvimento: Cada dupla criou um baralho com 20 cartas, seguindo a numeração de 1 a 10, para isso exploramos a adição e a localização dos números naturais numa reta. Após confeccionados os baralhos, hora de jogar!
Todas as cartas são embaralhadas e distribuídas aos dois jogadores, sendo colocadas em frente a cada um em montes virados para baixo. 
Simultaneamente, cada jogador vira a primeira carta do seu monte e quem anunciar primeiro o produto dos dois números fica com as duas cartas. 
O vencedor é o jogador que coletar mais cartas!
Cada jogada é escrita na ficha de registro.


Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.


Bjs
Profª Monya Gomes
Experiências Matemáticas 



4 comentários:

  1. eu gostei muito porque voçe~s ajuda as pessoas que nesesitão

    ResponderExcluir
  2. Bom dia prof.ª Monya Gomes,
    Achei muito bacana sua iniciativa de compartilhar o sucesso da construção do conhecimento com seu alunos. Também sou professora de matemática e desejo fazer uma oficina com meus alunos, sobre a divisão de números inteiros. Teria como você compartilhar comigo seu trabalho? Prometo que todo o crédito autoral será dado. Fico no aguardo.
    Abraço,
    Cristiane

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris! Realmente a professora Monia fez um excelente trabalho!
    Infelizmente ela não trabalha mais na escola. De qualquer maneira tentarei reenviar seu contato via mensagem do Facebook. Espero que dê certo.
    Professora Josete

    ResponderExcluir
  4. Olá professora!
    Muito obrigada por postar suas experiencias matemáticas!
    Pretendo utilizar o jogo "O tal da multiplicação" em meu tcc.
    Procurei adaptar o jogo para as operações básicas.
    Novamente, obrigada e continue com o bom trabalho!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário e volte sempre!