Cultura do Movimento

A cultura de movimento é compreendida como entrelaçamento de corpo, natureza e cultura. Esta pode provocar os debates teóricos e as intervenções na Educação Física, ligando práticas, modos de ser, de fazer e de viverem diferentes realidades sociais e históricas.

A cultura de movimento envolve a relação entre corpo e tudo que envolve no funcionamento orgânico, como, por exemplo, as trocas culturais, os jogos, as danças, os esportes, as lutas ou as ginásticas.

Para acessar o Blog Cultura do Movimento e saber mais clique aqui



Projeto: “AS ORIGENS DAS ARTES”.

Data: De 02/2012 à 05/2012.
http://movimentonobre.blogspot.com.br/
Área: Arte – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais.

Disciplina: Atividades Artísticas/Arte.

Professor:  Jocélio Albuquerque

Público Alvo: Ensino Fundamental (5ª, 6ª,7ª e 8ª  séries).


Apresentação do projeto


O projeto busca descobrir as origens da Artes e de suas principais Linguagens (Teatro, Dança, Música e Artes Visuais).Usando como base a ordem cronológica da historia da arte,  desde as primeiras manifestações artísticas passando pelas grandes civilizações, até chegar ao período clássico. Desenvolvendo as técnicas artísticas como habilidades de avaliação.








Para ver comentários e postagens antigas clique aqui
ORQUESTRA
A orquestra é um conjunto de músicos instrumentistas. O termo tem origem na Grécia Antiga, quando era usado para designar um espaço. No teatro grego, mais exatamente aquele onde ficavam os músicos. As primeiras orquestras apareceram no século XVI na Europa, e seus repertórios, instrumentos e formatos mudaram com o passar dos anos. Hoje em dia, as orquestras, com músicos que tocam instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão, além de teclados e harpas, em combinações diversas, interpretam obras de todos os tempos. Desde o século XX, porém, compositores vêm introduzindo outras sonoridades no conjunto e suas criações incluem instrumentos como, por exemplo, violão, saxofone, piano elétrico e mesmo gravações de sons da natureza.

Atividades Físicas

Final do torneio de judô 2013
Professor Ângelo Scorse Jr





Movimento corporal e qualidade de vida foi a temática escolhida para uma atividade produzida na Oficina de Ginástica Rítmica com bola. Os alunos participantes foram do 6o. e 7o. Anos, e a coordenação foi da Professora Josete Zimmer.

Justificativa

Ao iniciar as atividades na E. E. Fernando Nobre, como professora concursada de Educação Física do Estado, fiz um levantamento diagnóstico sobre a situação real em que os alunos se encontravam em termos de conhecimento e prática de Atividades Esportivas e Motoras. Percebendo que os alunos só queriam jogar Futebol, pensamos em desenvolver um projeto com o objetivo de resgatar outras modalidades de Esportes, jogos, ginásticas e brincadeiras infantis. A Ginástica Rítmica, por exemplo, não só permitirá aos alunos um condicionamento físico mais equilibrado e saudável, mas também lhes dará condições de aproveitarem o conhecimento e a prática na comunidade em que vivem e, por fim, de incorporarem esse conhecimento como aquisição cultural significativa, elevando a sua qualidade de vida.

Objetivos

Promover a aquisição de novos conhecimentos e habilidades através da Ginástica Rítmica.

Possibilitar que os alunos incorporem o conhecimento adquirido para construção de uma sociedade mais justa e com qualidade de vida.

Habilidades Cognitivas e Atitudes a serem Desenvolvidas

Organização e adaptação;

Expressão corporal, gestos e atitudes;

Coordenação motora;

Criação e assimilação de movimentos;
Trabalho em equipe;

Levantamento das possibilidades corporais e novos espaços;

Valorização do corpo, da postura e da identidade cultural;

Avaliação

A avaliação se deu pela participação e envolvimento dos alunos, bem como, numa apresentação coletiva na Diretoria de Ensino.

REFERÊNCIAS

Um comentário:

Obrigada por seu comentário e volte sempre!