quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Oficina Experiências Matemáticas - Ensino da matemática através dos jogos digitais


Uma cultura tecnológica de base também é necessária para pensar as relações entre a evolução dos instrumentos (informática e hipermídia), as competências intelectuais e a relação com o saber que a escola pretende formar.

A atividade de jogar é uma alternativa de realização pessoal que possibilita a expressão de sentimentos e emoção. Isso, de acordo com o processo de conhecimento cerebral, oportuniza mais facilmente a aprendizagem significativa.

Os jogos computadorizados são elaborados para divertir os alunos e com isto prender sua atenção, o que auxilia no  aprendizado de conceitos, conteúdos e habilidades embutidos nos jogos, pois, estimulam a auto aprendizagem, a descoberta, despertam a curiosidade, incorporam a fantasia e o desafio.

Um jogo educativo por computador é uma atividade de aprendizagem inovadora nas quais as características do ensino apoiado em computador e as estratégias de jogo são integradas para alcançar um objetivo educacional específico.

Um jogo bem projetado envolve interação, mantendo o interesse do aluno enquanto desenvolve habilidades, socializam,auxiliam na construção do conhecimento e do raciocínio. 

Tabuada do Dino
Público Alvo: 5ª série (6º ano)
Objetivo: Treinar o uso da tabuada.

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Raízes e Potências
Público alvo: 6ª série (7º ano)
Objetivo: Inserir fórmulas no excel: raiz e potência; resolver operações que envolvam raízes e potências.

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Números decimais
Público alvo: 6ª série (7º ano)
Objetivo: Aplicar as quatro operações com números decimais por meio de moedas.



Jogos de lógica
Público alvo: 8ª série (9ºano)
Objetivo: Desenvolver o pensamento lógico-matemático de uma maneira lúdica e criativa.

 

Equação do 1º grau
Público alvo:
Objetivo: Apresentar o conceito de igualdade utilizando uma balança, ensinar a igualar valores de massa, descobrir valores de x e trabalhar com equações.

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Frações e números decimais
Público alvo: 5ª série (6ºano)
Objetivo: Compreender que os números decimais têm origem nas frações decimais.

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Gráficos
Público alvo: 8ª série (9ºano)
Objetivo: Conhecer alguns tipos de gráficos e para que eles servem. Montar gráficos de setores, barras e colunas utilizando o Excel.



Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho, Mônica!
    Certamente esses alunos do 9° ano levaram consigo um aprendizado diferente, inovador!
    espero que eles acessem o blog para ver como as fotos ficaram bonitas! abraço,
    Josete

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