sábado, 22 de maio de 2010

FUSOS HORÁRIOS E A COPA DO MUNDO

Lembre-se que o Planeta Terra é esférico e possui 360° de circunferência. Vocês também já sabem que a Terra demora 24 horas para girar em torno de seu eixo imaginário, ou seja, para fazer um movimento de rotação completo. Assim a cada hora a Terra gira 15°, que é o resultado de 360° divididos por 24 horas.
Cada um desses intervalos de 15° corresponde a uma hora e é chamado de fuso horário. A referência mundial para a determinação das horas é a hora do fuso do meridiano de Greenwich. Todas as localidades que estão a leste de Greenwich têm a hora adiantada em relação a esse meridiano, e as localidades que estão a oeste têm a hora atrasada.

MAPA MUNDI DE FUSOS


Podemos observar no planisfério de fusos horários que a África do Sul está localizada no fuso que indica um adiantamento de 2 horas em relação ao horário oficial do mundo (Greenwich), e que a cidade de São Paulo está localizada no fuso que indica um atraso de 3 horas em relação ao horário de Greenwich. Ou seja, a diferença de horário entre São Paulo e a África do Sul é de 5 horas.
Fiquem atentos aos horários dos jogos do Brasil na copa! Quando os jogos forem as 20:30 hs lá na África, deveremos ligar nossos televisores às 15:30 hs, quando os jogos forem as 16:00 hs lá na África, deveremos ligar nossos televisores às 11:00 hs da manhã.

5 comentários:

  1. Parabéns, professora Mariana. Esses dados são muito importantes e inclusive servirão de destaques em minhas aulas de geografia em outras escolas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. não me ajudou em nada tudo mal explicado

    ResponderExcluir
  3. para uma professora esta ruim nao devia dar aula

    ResponderExcluir
  4. eu queria um exemplo pq não sei fazer isso

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado,ajudou muito, a senhora soube explicar claramente o assunto do texto abordado... Continue assim, abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário e volte sempre!