quarta-feira, 25 de abril de 2012

DESCUBRA A SALA SÃO PAULO



Plano de aula
Tema :  Instrumentos da orquestra.
Duração : 3 á 4 aulas.
Público : 5ª e 6ª séries.
Objetivos : Fazer com que o educando desperte  o interesse e a habilidade  de reconhecer os instrumentos da orquestra, e identificar suas particularidades e suas respectivas sonoridades.
Metodologia :
1ª Aula : Inicialmente contextualizar com um registro escrito (texto) os instrumentos da orquestra , para possíveis consultas futuras dos alunos. Passar o vídeo instrumentos da orquestra com data show ou na sala de informática. Conversar com os alunos sobre  os instrumentos, se tem alguma familiaridade com alguma das famílias, se já tocaram ou  tocam algum instrumentos e pedir para que cada um deles identifique os instrumentos no vídeo assistido. Fazer um jogo para fixação com o aparelho de som, com um CD  com sons de instrumentos diversos onde os alunos escutem e depois escrevam o nome do instrumento que acham que é, posteriormente corrigir os erros e acertos e mostrar imagens impressas ou na internet dos instrumentos.
2ª Aula : Depois da visualização do vídeo, pedir aos alunos que construam dois desenhos o primeiro uma tabela com os instrumentos de cordas o segundo um instrumento que mais gostou dentre os estudados.
No primeiro desenho da tabela de cordas colocar dividir a folha do  cadernos de desenho em 4 partes, e em cada quadrinho pedir ao aluno que desenhe os 4 tipos de instrumentos de cordas: dedilhados, friccionados, percutidos e plectrados (pedir que coloquem legendas ). No segundo desenho fazer o instrumento que mais gostou dentre os estudados.
3ª Aula : fazer cada aluno  apresentar  seus desenhos e depois construir um mural de instrumentos da orquestra com os desenhos  produzidos pelas salas.
4ª Aula : Fechando o aprendizado visita a Sala São Paulo no dia 23/03/12, apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Onde os alunos podem visualizar o espaço onde se encontram os instrumentos.

Materiais
Data show, impressões, caderno de cartografia, lápis de cor, cartolinas, régua, tesoura, Cds, aparelhos de som, computador (sala de informática)

Avaliação:
A avaliação ocorre durante todo o processo de criação do educando, desde a sua participação no debate do vídeo , no registro no caderno, na construção da tabela de instrumentos, na sua apresentação pessoal dos trabalhos e por  ultimo na produção coletiva do mural da orquestra.
IMAGENS DOS ALUNOS:









2 comentários:

  1. Extremamente bello, o trabalho de todos os professores da E.E.Fernando Nobre.
    Uma Escola de copetência,e agíl com os trabalhos, empõndo o ensino em Primeiro lugar....
    Se ñ fosso pelo trabalho desses Professores, acho que muitos ñ estariam onde estão hoy(Hoje)...
    Desde ja parabenizo o trabalho de todos da E.E.Fernando Nobre..
    By on:Elizeu Lucas O.S

    ResponderExcluir
  2. Adorei Eliseu !

    É PENSANDO EM ALUNOS COMO VOCÊ E MUITOS DA SUA SALA QUE TODOS OS PROFESSORES FAZEM O QUE FAZEM!

    E VAMOS CONTINUAR!

    ABÇ
    PROFESSOR JOCÉLIO

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário e volte sempre!