Objetivo:
- Resolução de equações do 1º grau simples e equações incompletas do 2º grau, mentalmente;
- Relacionamento das linguagens em prosa e algébrica;
- Aplicação dos conceitos de álgebra e aritmética.
Conteúdo: Equações do 1º e 2º grau
Público alvo: 8ª série (9º ano)
Desenvolvimento: Em duplas ou trios, os alunos criaram um baralho de equações (20 cartas) em cor amarelo e baralho de raízes em cor azul para formar os "lagos" de cartas. Cada jogador na sua vez pede para o seguinte a carta que desejar, pode ser uma equação ou uma carta numérica, para tentar formar um par com as cartas que tem na sua mão. Por exemplo, se o jogador quiser a carta com o 5, ele diz: “Eu quero o 5”. Se o colega tiver esta carta ele deve entrega-la e o jogador que pediu a carta forma o par e coloca em seu monte. Se o colega não possuir esta carta ele diz: - Pesque! E o jogador deve pegar uma carta do monte azul, se conseguir formar o par que deseja coloca-o em seu monte, se não conseguir fica com a carta em sua mão e o jogo prossegue. Se a carta pedida for uma equação e ele tiver que pescar, isso deve ser feito no monte amarelo. O jogo acaba quando terminarem as cartas dos lagos ou quando não for mais possível formar pares. Ganha o jogador que ao final tiver o maior número de pares em seu monte.
Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.
Adorei seu blog!!!
ResponderExcluirParabéns,seu blog está melhor que o meu.
Bjos!!!!!!!!
Volte sempre!!
http://aliciagarota.blogspot.com.br/
PROFESSORA MONYA, A CADA TRABALHO IDEALIZADO NÃO ME SURPREENDO QUANTO AO RESULTADO MARAVILHOSO QUE VOCÊ APRESENTA.....PARABÉNS PELA PROFISSIONAL QUE ÉS.
ResponderExcluirBJS
ELLYS
Olá Mônica,
ExcluirFaço minhas as palavras da Ellys. Acrescento apenas, que a foto dos meninos ficou também ótima!
Tenho certeza que a partir dessas experiências, a "Matemática" fará diferença na vida dos alunos. Mais uma vez parabéns!
Josete
Quais os recursos?
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