quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Jogo no Ensino da Matemática


A justificativa da inserção desse método de ensino (jogo) aponta algumas possibilidades pedagógicas:
    • A competição garante dinamismo, movimento, propiciando interesse e contribuindo para o desenvolvimento social.
    • A competição faz com que o aluno elabore estratégias, e com o tempo, aprimore essas estratégias, a fim de superar deficiências.
    • A busca pela competição faz com que o jogador sempre busque desafios maiores, a fim de sempre se superar, pois a competição no jogo propicia uma constante auto-avaliação do sujeito sobre suas competências, habilidades, etc.

Pedagogicamente o jogo se apresenta produtivo ao professor, ou seja, facilitador na aprendizagem de estruturas muitas vezes de difícil assimilação, e produtivo ao aluno que desenvolve a capacidade de pensar, analisar, refletir, compreender conceitos matemáticos, etc.

Extraído do Site:
http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/el654/2001/juliana_e_claudia/O_jogo_na_educacao.htm


2 comentários:

  1. Oi Mônica!
    Gostei que postou no blog da escola. Aliás, faz tempo que esperava por isso! Impressionante seu trabalho, parabéns!Beijos,
    Josete

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Josete!
    Consegui postar todas as fotos que consegui tirar durante a realização das atividades...
    Amei trabalhar este ano com essas turminhas...
    Parabéns pessoal (direção, coordenação, professores, administrativo, alunos e pais)pelo belíssimo esforço e dedicação neste ano de 2011.

    bjs
    Monya

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário e volte sempre!