sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Primeira postagem oficial do Professor Jocélio
Antes de qualquer coisa quero dizer que esse ano de 2011 foi maravilhoso, as oficinas de atividades artisticas foram magnificas , meus alunos obrigado por tornarem possiveis os nossos trbalhos.......espero que em 2012 nossas atividades se multipliquem em dobro.......um bom final de ano para todos os meus companheiros de jornada professores e a toda a equipe Fernando Nobre. Valeu

Abaixo tem o link do programa gravado com a nossa visita ao sesc "video Brasil"
quem quiser pode conferir as entrevistas com alunos e no final com o professor aqui.....

abç e não deixem de conferir. Valeu Fernando Nobre!

Professor Jocélio

Programa 12: Experimentando arte contemporânea: formação



VIDEOBRASIL NA TV | PGM 12 | Experimentando arte contemporânea: formação from Videobrasil on Vimeo.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ainda sobre a Feira Cultural da E. E. Fernando Nobre

Os alunos da E. E. Fernando Nobre e os seus professores estão de parabéns pelas atividades desenvolvidas na feira cultural em 09/12/2011.

Por meio das imagens postadas pelo prof. Amarildo Pessoa, percebe-se que houve muito trabalho e dedicação por parte da equipe escolar e coordenação pedagógica, a fim de que tudo saísse com a organização desejada. Parabéns a todos (@s) pelo sucesso! Grande abraço de Boas Festas, Feliz Natal e Feliz 2012!

Assista o Vídeo Natal 4 Cantos do Brasil (de Luigi Bertolli).

O Vídeo apresenta alguns aspectos interessantes da cultura brasileira.

Por Josete Zimmer

O Jogo no Ensino da Matemática


A justificativa da inserção desse método de ensino (jogo) aponta algumas possibilidades pedagógicas:
    • A competição garante dinamismo, movimento, propiciando interesse e contribuindo para o desenvolvimento social.
    • A competição faz com que o aluno elabore estratégias, e com o tempo, aprimore essas estratégias, a fim de superar deficiências.
    • A busca pela competição faz com que o jogador sempre busque desafios maiores, a fim de sempre se superar, pois a competição no jogo propicia uma constante auto-avaliação do sujeito sobre suas competências, habilidades, etc.

Pedagogicamente o jogo se apresenta produtivo ao professor, ou seja, facilitador na aprendizagem de estruturas muitas vezes de difícil assimilação, e produtivo ao aluno que desenvolve a capacidade de pensar, analisar, refletir, compreender conceitos matemáticos, etc.

Extraído do Site:
http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/el654/2001/juliana_e_claudia/O_jogo_na_educacao.htm


Oficina de Experiências Matemáticas - Tangram


ObjetivoIdentificar, descrever e comparar figuras geométricas, desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade.

Público Alvo: 5ª a 8ª série (6º a 9ºano)

Profª Monya Gomes
Experiências Matemáticas




Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.
https://picasaweb.google.com/111463707076743064338/Tangram?authuser=0&feat=directlink

Oficina de Experiências Matemáticas - Multiplicação com Dominós


Objetivo: Exercitar o uso da tabuada.
Público Alvo: 5ª a 7ª série (6º a 8ºano)

Profª Monya Gomes
Experiências Matemáticas


Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.
https://picasaweb.google.com/111463707076743064338/MultiplicacaoComDominos02?authuser=0&feat=directlink

Oficina de Experiências Matemáticas - Jogo do Resto


ObjetivoProporcionar ao aluno a possibilidade de:
• exercitar cálculo de divisões simples e das tabuadas;
• explorar o conceito de divisores de um número;
• identificar os divisores de um número;
• associar o conceito de “ser divisível por” com o conceito de “ser múltiplo de”;
• analisar os possíveis valores para os restos das divisões dos números do tabuleiro pelos números que aparecem nos dados;
• analisar o quociente de uma divisão onde o divisor é o número zero.
Público Alvo: 5ª a 8ª série (6º a 9º ano)

Profª Monya Gomes

Oficina de Experiências Matemáticas - Jogo do Dinossauro


Objetivo: Aprimorar o conhecimento na aplicação das quatro operações em situações que envolvam o conjunto dos números inteiros.
Público Alvo: 6ª série (7ºano)

Profª Monya Gomes
Experiências Matemáticas

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Oficina de Experiências Matemáticas - Jogo Danômio


Objetivo: Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.
Público Alvo: 7ª série (8ºano)

Profª Monya Gomes
Experiências Matemáticas



Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.




Oficina Experiências Matemáticas - Ensino da matemática através dos jogos digitais


Uma cultura tecnológica de base também é necessária para pensar as relações entre a evolução dos instrumentos (informática e hipermídia), as competências intelectuais e a relação com o saber que a escola pretende formar.

A atividade de jogar é uma alternativa de realização pessoal que possibilita a expressão de sentimentos e emoção. Isso, de acordo com o processo de conhecimento cerebral, oportuniza mais facilmente a aprendizagem significativa.

Os jogos computadorizados são elaborados para divertir os alunos e com isto prender sua atenção, o que auxilia no  aprendizado de conceitos, conteúdos e habilidades embutidos nos jogos, pois, estimulam a auto aprendizagem, a descoberta, despertam a curiosidade, incorporam a fantasia e o desafio.

Um jogo educativo por computador é uma atividade de aprendizagem inovadora nas quais as características do ensino apoiado em computador e as estratégias de jogo são integradas para alcançar um objetivo educacional específico.

Um jogo bem projetado envolve interação, mantendo o interesse do aluno enquanto desenvolve habilidades, socializam,auxiliam na construção do conhecimento e do raciocínio. 

Tabuada do Dino
Público Alvo: 5ª série (6º ano)
Objetivo: Treinar o uso da tabuada.

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Raízes e Potências
Público alvo: 6ª série (7º ano)
Objetivo: Inserir fórmulas no excel: raiz e potência; resolver operações que envolvam raízes e potências.

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Números decimais
Público alvo: 6ª série (7º ano)
Objetivo: Aplicar as quatro operações com números decimais por meio de moedas.



Jogos de lógica
Público alvo: 8ª série (9ºano)
Objetivo: Desenvolver o pensamento lógico-matemático de uma maneira lúdica e criativa.

 

Equação do 1º grau
Público alvo:
Objetivo: Apresentar o conceito de igualdade utilizando uma balança, ensinar a igualar valores de massa, descobrir valores de x e trabalhar com equações.

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Frações e números decimais
Público alvo: 5ª série (6ºano)
Objetivo: Compreender que os números decimais têm origem nas frações decimais.

Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

Gráficos
Público alvo: 8ª série (9ºano)
Objetivo: Conhecer alguns tipos de gráficos e para que eles servem. Montar gráficos de setores, barras e colunas utilizando o Excel.



Veja as fotos do que aconteceu em nossa aula.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FEIRA CULTURAL


DIA 09/12/11

HORÁRIO: DAS 9:00 ÀS 14:30
CONSEGUIMOS!!!!!!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A paineira


Cara Josete e amigos do nosso blog; Para fechar o ano com chave de ouro, quero lembra-lhes de uma matéria sobre a Paineira na EE Fernando Nobre postada nesse blog em 13/11/2010, e também apresentar uma foto tirada por mim, na EE Joaquim Mendes Pequito na cidade de Mirassolândia para que nossos alunos vejam o quanto a nossa paineira pode crescer para cima e para os lados.